Notícias

15.06.2016: A Academia ganha site

Hoje, dia 15 de Junho de 2016, lançámos o novo site da Academia, uma iniciativa que oferece formação tecnológica prática, de forma gratuita, a, entre outros, recém-licenciados, desempregados de longa duração e estudantes, através da integração dessas pessoas nos nossos projectos de investigação, expondo-os a toda a cadeia vertical de desenvolvimento de um projecto, desde a criação do seu plano de negócios, até à colocação no mercado, passando por todas as fases da sua concepção.

16.03.2016: Novo serviço - Vitacode

Hoje, dia 16 de Março de 2016, lançámos um novo serviço, um Sistema de Informação de Emergência, o Vitacode. Agora pode transportar consigo a sua informação médica para todo o mundo, para ser usada em situações de emergência em que por força das circunstâncias impossibilitado de a transmitir, ou para o ajudar a encontrar os seus filhos caso se percam. Por favor visite a página do projecto para mais informações em http://vitacode.care/. Em breve iremos iniciar uma campanha de crowdfunding para ajudar a manter o serviço operacional. De momento o serviço ainda não está activo, aguardando autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados para prosseguir.

01.07.2014: Anúncio sobre a OCL

O projecto OCL (Onda Class Library) está a mudar. A partir das 00:01 de hoje, dia 1 de Julho de 2014, todos os módulos da OCL (Fx) serão fundidos num só projecto, agora chamado JamLib, com o código de respositório J4. Apenas os drivers irão continuar em repositórios separados, ainda a determinar.
Hoje é, também, o 10º aniversário do nascimento da OCL. A primeira submissão de Subversion da OCL foi só em 10 de Janeiro de 2006. Até lá, o desenvolvimento da mesma era feito usando repositórios rudimentares em RSYNC, sem controlo de versões, servindo apenas para partilhar código.
A primeira linha de código actualmente em uso na OCL foi gerada em 2002, na altura sob o nome SmartSQL, para ser integrada na primeira geração de protótipos de JamTalk. Inicialmente apenas se estava a tentar construir uma biblioteca de abstracção de SQL para C++, para facilitar o desenvolvimento do JamTalk. Essa biblioteca tornou-se no que até hoje era conhecido como o módulo F2 da OCL e os seus drivers actuais, F7 (de MySQL) e F8 (de Interbase e Firebird).
Mas foi apenas em 1 de Julho de 2004, após o código começar a crescer para além de uma simples biblioteca de abstracção de SQL, que o nome OCL (Onda Class Library) foi adoptado, após uma votação que o opunha a OCF (Onda Class Framework) - algo que pude verificar e confirmar por acesso aos registos.
Isso significa que a OCL fez, precisamente hoje, 10 anos. É dos nossos projectos mais antigos e depois de uma longa vida de alternância entre períodos de desenvolvimento acelerado e de estagnação por falta de recursos humanos, está finalmente a recuperar fôlego e uma nova cara. E é uma prenda merecida, ser justamente hoje que se reforma os repositórios antigos, se dá a fusão dos Fx no novo repositório J4 e a passagem de OCL a JamLib.
Ficamos contentes que não se tenha desistido deste projecto e fica aqui um agradecimento a todos os que contribuíram, aos que estão agora a lançar-se a ela, aos outros membros que faziam parte da sua equipa original (João Paredes, José Pedro Cadete e Nuno Afonso - que fundaram este Instituto antes de se tornar oficial - e, mais tarde, José Pedro Ferreira e André Lamego) e, claro, à nossa Team Mommy Cláudia Freitas pela sua herculeana paciência e inspiração.

10.02.2014: Novo projecto "Pitbull Wallet"

Apresentamos-lhe o nosso mais recente projecto, "Pitbull Wallet". Com o mesmo esperamos poder dar-lhe uma forma segura e conveniente de armazenar as suas passwords e carteiras de criptomoeda. Visite a página do projecto para mais detalhes.

23.11.2011: Actualização do site

Lançámos, hoje, uma actualização considerável ao nosso site. Uma grande quantidade de informação em falta foi, finalmente, adicionada, apesar de não estar, ainda, completa.

15.07.2011: Reconhecimento oficial do Instituto

Hoje, o Instituto Onda Technology foi finalmente registado como uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, um processo que demorou mais do que o esperado devido a circunstâncias imprevisiíveis, processos burocráticos estatais obsoletos e informação inconsistente nos sites governamentais.

29.05.2011: Novo projecto "The Life Bracelet" lançado

Para ajudar a salvar mais vidas, o Instituto Onda Technology lançou o seu mais recente e, talvez, mais importante projecto até à data, a Life Bracelet.

19.04.2011: Lançamento do primeiro livro

A Edição Zero do primeiro livro da Biblioteca Onda Technology, "C++ Programming: Good Principles For Excellent Endings" foi lançado hoje. Pode visitar esta página para descobrir como obter a sua cópia, bem como manter-se informado das surpresas que se seguirão.

19.04.2011: Primeiros projectos anunciados

Por muito temo, Onda Technology foi uma instituição a funcionar sob uma política de forte isolamento, seguindo um comportamento típico de corporações. Decidimos, entretanto, que devido à natureza do nosso trabalho e à maioria dos nossos projectos, é altura de uma mudança.
Onda Technology é agora Instituto Onda Technology, uma instituição sem fins lucrativos totalmente empenhada em pesquisa e desenvolvimento. Como tal, apresentamo-nos agora com um novo aspecto, um novo endereço e uma nova política de abertura. Vamos, gradualmente, publicar informação sobre os nossos projectos enquanto os preparamos para disponibilidade geral.